Alfabeto Fonético

Alfabeto Fonético 


LETRA  PALAVRAPRONÚNCIA 
AALFAAL FA
BBRAVOBRA VO
CCHARLIECHAR LI
DDELTADEL TA
EECHOE CO
FFOXTROTFOX TROT
GGOLFGOLF
HHOTELO TEL
IINDIAIN DIA
JJULIETTDJU LIET
KKILOKI LO
LLIMALI MA
MMIKEMAIK
NNOVEMBERNOEM V BER
OOSCAROS CAR
PPAPAPA PA
QQUEBECQUE BEC
RROMEURO ME O
SSIERRASI E RRA
TTANGOTAN GO
UUNIFORMIU NI FORM
VVICTORVIC TOR
WWHISKEYUIS QUI
XX-RAYEKS REY
ZZULUZU LU
YYANKKEIAN QUI

PRONÚNCIA
ALGARISMOPORTUGUÊSINGLÊS
0ZEROZI RO
1UNO(UMA)UAN
2DOIS(DUAS)TU
3TRÊSTRI
4QUA TROFO AR
5CIN COFA IF
6MEIASIKS
7SE TESEV'N
8OI TOEIT
9NOVENAI NA

História do alfabeto fonético

Por mais que no início pareça muito difícil tudo isso, um pouco de estudo já é o suficiente para facilitar em muito o uso desta ferramenta, permitindo o entendimento sobre o que é alfabeto fonético. Esse sistema é bastante antigo, sendo que a sua criação data do ano de 1886, quando o linguista francês Paul Passy liderou um conjunto de professores da França e da Inglaterra, que formou a Associação Fonética Internacional.
Muitas mudanças ocorreram de lá para cá e hoje, diferente do que ocorreu nos primeiros anos após a criação do alfabeto fonético internacional, existe uma uniformização em todos os idiomas, que foi criada em 1888. Depois disso, ocorreram algumas revisões, acrescentando ou eliminando símbolos, sempre com o intuito de facilitar o seu uso. A última revisão ocorreu em 2005.

Como se constitui o alfabeto fonético

Para representar as letras, a maioria dos símbolos se refere ao alfabeto romano ou de uma língua derivada dele. Porém, existem símbolos que se referem ao alfabeto grego e outras que não pertencem a nenhum alfabeto. Atualmente, o alfabeto fonético internacional conta com 107 letras e símbolos para indicar como a palavra deve ser pronunciada. Além de profissionais que trabalham diretamente com a questão linguística, atores e cantores também podem se valer do alfabeto fonético, assim como qualquer pessoa com interesse na área.

Alfabeto fonético é fácil de aprender

Apesar do alfabeto fonético se formar também por símbolos que não pertencem ao alfabeto português, muitos deles são conhecidos pelos brasileiros. Assim, basta aprender apenas o som das letras que não estão presentes no dia a dia. Quem gosta de ser autodidata e aprender por conta, ou mesmo, as pessoas que estudam um idioma, podem se valer muito desta ferramenta, uma vez que, por mais que duas palavras de línguas diferentes tenham a sua escrita parecida, é bem provável que a sua fala, a sua entonação, seja diferente e, nesta hora, o alfabeto fonético vai esclarecer a dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário